Direitos Humanos e não dos "manos"!

15/01/2014 13:20

Por Betânia Barros, advogada
Com a devida autorização da autora

 



        Falar em Direitos Humanos no Brasil é 'dar a cara à tapa,' o tema é dos mais polêmicos especialmente porque "todos" têm sua opinião a respeito, mesmo que nunca tenham sequer lido um único artigo ou matéria sobre o assunto. A maioria das discussões giram em torno do senso comum, de clichês regados a ódio que vão se disseminando tal qual um vírus. Funciona mais ou menos assim: escuta-se o que é divulgado em canais de comunicação como a televisão por exemplo, ou então a praga vai se espalhando de boca em boca mesmo, e aí, pronto a "opinião está formada"  e sem nenhum fundamento!
    Os Direitos Humanos ou Direitos Fundamentais se levarmos em consideração o recorte geográfico ou territorial, têm uma história, uma luta pela sua consolidação e que não é de hoje, não é algo pronto e acabado, nem muito menos fruto de uma mente genial que disse que todo ser humano deve gozar de direitos humanos. A conquista de tais direitos se deu muitas vezes às custas da liberdade e da vida de muitos, tachar os Direitos Humanos levando em consideração um único viés, as condições sociais e históricas de um país e uma parte da população a que se dirigem, é enxergar a questão com apenas um olho, ou dizendo ainda melhor, é não enxergar, é como estar com uma venda nos olhos.
        Ora, como o próprio nome diz, direito humano é direito de todo e qualquer ser humano e isso é óbvio não?! Tentar reduzir o seu alcance alegando que só os tem quem é bandido revela no mínimo ignorância, conhecimento mínimo sobre o assunto e o que é pior, é falar de algo ao nível do senso comum do tipo "Maria vai com as outras." Se assim fosse, então por que se falar em Direitos Humanos em questões relativas à ditadura, ou para as populações islâmicas, ou da exploração do trabalho em países como a China por exemplo, e o que dizer da fome na África? Veja quantas questões importantes e que dizem respeito diretamente aos Direitos Humanos e sua efetividade!!!
        Entendo que em nosso país e também no que se refere aos Direitos Humanos há sim distorções, assim como há na política e em tantas outras esferas de igual importância, mas nosso empenho deve ser no sentido de esclarecer, se informar e informar, fiscalizar, conscientizar e cobrar e não de sair destilando um ódio despido de qualquer fundamento contra algo que não se conhece.

        Os Direitos Humanos são muito mais abrangentes que os "direitos dos manos" e renegá-los é uma tentativa de renunciar (mesmo sem poder, porque tais direitos são irrenunciáveis) à condição de ser humano, de ser de direitos.


 
 


Fonte: https://betaniabarrosrn.blogspot.com.br/2013/07/direitos-humanos-e-nao-dos-manos.html