Porque consultar um Advogado?

21/02/2013 13:12

AGNALDO MARIGO
MARIGO ADVOGADOS
Advocacia a serviço do seu Direito
Av. Caetano Barrela n º 169 - Sobreloja
Jardim da Gloria - Taboão da Serra -SP
CEP: 06763-490
Fone: 11- 4787-7848 e 11- 4787-4351
Cel: 11-7716-0824

Reproduzido com autorização expressa

Porque consultar um Advogado? 


Esta é uma pergunta freqüentemente formulada e para a qual seguramente não há apenas uma resposta, mas várias.

No entanto, antes de adentrar o tema propriamente dito, é relevante voltar no tempo e lembrar que há cerca de 35 anos, esta pergunta por si só já significaria encrenca. Sim, porque nos chamados “anos de chumbo”, onde imperava um regime militar severo, tido como ditatorial, a liberdade e suas várias faces, foram suprimidas, de modo que até mesmo a consulta a um Advogado, era monitorada e muitas vezes, servia para inserir o consulente numa lista de suspeitos de atos de conspiração contra o regime. Esse tempo, apesar da existência de marcas que não se apagam, já passou, ficou na história, graças inclusive à luta e à determinação de muitos Advogados, defensores corajosos e incansáveis da liberdade, da democracia e do Estado de Direito.

Mas, voltando ao tema, inicio por dizer que, em primeiro lugar, ao meu sentir, deve-se consultar um Advogado por

NECESSIDADE. Sim, porque é ele o profissional que conhece as leis e seus meandros e, em muita situações da vida cotidiana, se faz necessária a consulta a um Advogado, sendo esta a melhor forma de nos acautelarmos sobre o que pode nos advir por exemplo, de uma discussão, de um acidente de automóvel, do não pagamento de um aluguel ou de um condomínio, da inserção de nosso nome nos órgãos de proteção ao crédito, etc.

Uma outra razão é a

INFORMAÇÃO. Quantas vezes lemos uma notícia no jornal ou a ouvimos no rádio ou na televisão e acreditamos que a partir dali teremos ou deixaremos de ter certos direitos. Somente um Advogado para informar e esclarecer com precisão, pois ele além da notícia, também estuda a lei e sua aplicação, conhece o sistema jurídico do país como um todo, sabendo então, informar o consulente sobre o alcance que aquela norma recém editada terá e se ela irá trazer-lhe algum benefício ou prejuízo.

Outra boa razão para consultar um Advogado prende-se à necessidade das pessoas em obter

CONHECIMENTO. Sim, pois não podemos confundir a mera informação sobre um assunto com o conhecimento do tema. O Advogado no mais das vezes, não tem para oferecer, apenas informação, mas verdadeiro conhecimento sobre os assuntos em que se especializou e advoga. Assim, a consulta a um profissional do Direito, atualizado, preparado e bem informado, se traduz em conhecimento transmitido para o consulente, que desta forma, sente-se mais seguro, tranquilo e preparado para fechar ou não um negócio ou um acordo, celebrar ou não um contrato, realizar ou não determinada operação. No mundo moderno, vivemos a era da informação, bastando acessar a internet e consultar o “Dr Google”, para se obter informação sobre praticamente tudo. Mas apenas informação não é suficiente para você sentir-se efetivamente seguro. É preciso agregar conhecimento. E se o conhecimento que você precisa é na seara jurídica, então só a consulta a um Advogado, de preferência aquele de sua confiança, é que poderá resolver.

Uma outra razão para a consulta a um Advogado, pode ser também o

SENTIMENTO DE JUSTIÇA, que move muitas pessoas a buscar no Judiciário, um direito que julgam desrespeitado ou lesado. Vivemos num país de contrastes. Vejamos alguns exêmplos: De um lado, um povo solidário, amigo, um regime democrático onde se pode votar e ser votado, um território de paisagens deslumbrantes e um país privilegiado, que não enfrenta problemas com furacões, maremotos, vulcões, etc. De outro lado, um constante turbilhão político, com sucessivos escândalos de corrupção e mau uso do dinheiro público nas três esferas de Poder. Mas não é só: Nosso país possui uma das leis mais modernas do mundo sobre Direito do Consumidor, mas esses direitos são desrespeitados diariamente, a começar dos órgãos públicos que via de regra, prestam serviços deficientes e não cumprem sua principal missão, a de fiscalizar; nossa Lei Ambiental é uma das mais elogiadas e severas do planeta, mas os desmatamentos e outros crimes ambientais ocorrem com frequência; nosso sistema previdenciário reduz continuadamente os valores dos benefícios da população, sob alegação de falta de recursos; as Operadoras dos Planos de Saúde, com a complacência dos órgãos reguladores, buscam dia a dia, elevar os valores das contribuições e reduzir as coberturas; pagamos valores absurdos de pedágios, para andar em estradas mal conservadas ( com raras exceções) e construídas com o dinheiro público; um terço das pessoas que hoje estão presas, cerca de 400.000, poderiam estar soltas se seus direitos processuais fossem observados; em pleno século XXI ainda nos deparamos com denúncias de “trabalho escravo” ocorrendo em fazendas situadas nos rincões do Brasil e também nas grandes cidades, muitos Bancos e administradoras de cartões de crédito cobram juros extorsivos de seus clientes sob o olhar complacente da sociedade e das autoridades. Todas essas questões nos levam a uma profunda indignação e faz com que em algum momento, queiramos nos valer da lei para restabelecer situações que não toleramos, que nos estão afligindo ou prejudicando. Nesse momento, a consulta a um Advogado é tudo que há de mais importante e significativo, pois a busca de um Direito subtraído ou negado e a recuperação da dignidade, “não tem  preço”.

Uma outra justificativa relevante para a consulta a um Advogado é a

IGUALDADE DE CONDIÇÕES. Um piloto com um bom motor no seu carro, tem mais chances de vencer a corrida do que aquele que não tem um motor tão bom. No mundo atual, a vitória e a derrota são decididas nos detalhes. Empresas, comerciantes, construtores, partidos políticos ou governantes, NÃO fazem nada SEM consultar ANTES um Advogado. Você também não precisa  fazer. Consulte ANTES, um Advogado. Por mais que a Justiça empenhe-se para estender sua “longa manus”, o Brasil é muito grande e em algumas regiões, é preciso viajar muito para consultar-se com um advogado ou resolver uma pendência judicial. Então, se você tem essa oportunidade, não a desperdice.
Consultar um Advogado é propiciar-lhe a chance de igualar-se à outra parte com quem você está negociando, discutindo ou litigando em Juízo. Pode significar a diferença entre um bom e um mau negócio. E hoje, na grande maioria das localidades, esta oportunidade está aí, à disposição de todos. Em Taboão da Serra, pujante Município com pouco mais de 22 KM² de extensão territorial, há cerca de 440 Advogados inscritos na Subsecção. Consulte-se com um deles. Com certeza que você será bem recebido e, além de um diálogo proveitoso, com direito a um cafezinho saboroso, poderá sanar suas dúvidas e resolver seus problemas com mais segurança, maior probabilidade de acerto e em igualdade de condições com a outra parte. Mas um detalhe é importante: Assim como em outras profissões, é preciso ter um Advogado de sua confiança, com quem você se identifique e saiba que pode contar. É esse profissional que você deve consultar. Se ainda não tem um, isto não é problema. Certamente você tem ao menos um amigo de confiança. Peça a ele uma indicação.

Finalmente, uma última razão que justifica a consulta a um Advogado, é o exercício da

CIDADANIA. Não existe cidadania onde não há respeito aos direitos das pessoas. No entanto, também não adianta haver mecanismos para defesa de seus direitos se o cidadão não exerce na plenitude, a sua cidadania, traduzida aqui, na busca do reconhecimento dos seus direitos. Informe-se, adquira conhecimento, busque a  Justiça, seja de fato e de direito um cidadão. Consultar um Advogado, além de ter um custo muito baixo, quando tem, pois muitos não cobram por suas consultas, traduzse em 100% de benefícios, pois esclarecido, você terá muito mais chances de fechar um grande negócio ou resolver de forma mais vantajosa e menos onerosa, um problema que te aflige. Se a questão exigir, então vá além da consulta. Contrate os serviços do Advogado, pois é ele o seu porta-voz junto ao Judiciário. Viver, é direito de todos, mas só isso não basta. É preciso viver com qualidade, respeitando e sendo respeitado. Para isso, precisamos de atitude. Precisamos fazer as escolhas certas. Comece agora!Consulte um Advogado.