Ojeriza Digital de um advogado?

06/11/2013 10:28

Definitivamente não tenho nada contra tecnologia. Cursei 3 de 4 anos no IFRN do curso de informática. Dei muitas aulas de informa´tica em cursinhos, faço sites, tenho minha página, uso forma de pagamento eletônico, face, tenho certificado digital etc... Mas o grande problema da automação tecnológica é que ninguém garante nada e repassa esse risco para usuário final que geralmente é leigo no assunto...é o que ocorre a título de exemplo com a certificação digital...todo mundo diz que é bom, é seguro e mil coisas, mas na "hora h", a responsabilidade TODA é do usuário...a certificadora não assume nada, quem fabrica os softwares não assumem nada, o tribunal que implemnta a rotina não assume nada, e os softwares que eles indicam não garatem nada....se duvidam...observem os termos de uso, contratos de uso etc que eles nos obrigam a assinar. Ou assina ou não usa e você assume todo risco, ou seja, abre mão de direitos numa relação em que não há igualdade de forças (sem entrar no mérito da natureza dessa desigualdade) de maneira antecipada. Para quem entende um pouco haja perda de tempo para analisar onde está a brecha na segurança, retirar os malwars indesejáveis, matar processos legítimos que tornam seu computador uma carroça...bem vindos a tencologia do risco unilateral onde somente você é que assume todo risco! Só um exemplo para os senhores entederem meu desabafo: em primeira vez que peticionava na 3ª vara de execução fiscal do município, comarca de natal (e-saj tj/rn). Indicavam peremptoriamente que deveria ser utilizado o PDFCreator..no buscador achei o mesmo ao instala-lo em segundo plano foi instalado um navegador, um cliente de jogos, um buscador (www.navegaki.com.br) que fica como padrão no Firefox, um tal de Baidu Fast Pc entre outras coisas e o pior isso tudo me atrasou cerca de 2 horas pois tive que desistalar tudo e o pior no site do tjrn há o aviso: vc é resposável pela legibilidade dos documentos o que nos deixa inseguro de utilizar outro conversor...Ou seja, perdi minha toda manhã e a responsabilidade dizem, é toda minha....

 

 

MOises Santos